Leitão Porco Preto Museu do Leitão
De corpulência média, esqueleto leve, rusticidade, cabeça média alongada, orelhas de tamanho forma triangular dirigidas para a frente, pescoço mediamente comprido e não muito musculado, região dorso lombar pouco arqueada, ventre descaído, garupa comprida e obliqua, pobre em músculos, espádua e coxas pouco musculadas, mas de comprimento regular, membros bem aprumados, faces plantares pequenas, unhas rijas e cauda afinada, de média inserção, revestida de cerdas, o nosso Leitão PORCO PRETO apresenta características morfológicas muito específicas.
Criação Qualidade
Criado segundo todas as normas de qualidade e bem estar animal, o Leitão PORCO PRETO é um animal de temperamento vivo. A sua alimentação, altamente controlada e enriquecida com um suplemento alimentar de cereais selecionados, e as suas características morfológicas são o principal fator que influencia a qualidade da carne do nosso Leitão.
Para Assar
O Leitão Porco Preto tem os níveis certos de gordura sendo, por isso, o ideal para assar. A homogeneidade da carne contribui para a manutenção de todos os sucos, garantindo assim uma textura perfeita e o seu sabor tão genuíno.
Acompanhamentos
Leitão assado, por si só, é delicioso, e até arriscamos dizer que não precisa de qualquer acompanhamento. Mas também é certo que há combinações que se revelam perfeitas, seja para cortar a gordura, para exaltar sabores ou simplesmente para afagar o estômago e a alma! O melhor vinho de Qualidade Superior para acompanhar este magnifico leitão sem dúvida é o MARLÃES.
O Molho
Dependendo da região do país, são várias as receitas de Leitão assado. Para que tudo fique perfeito, além da técnica do nosso assador, da temperatura do forno e do tempo de assadura, também o molho faz a diferença. Estes são os ingredientes base para obter o célebre molho que ajuda a dar vida ao nosso Leitão assado. Quanto ao segredo, esse está na qualidade de produto, quantidades e na "mão" do cozinheiro!
Leitão Porco Preto é a designação da raça, produzido à base de uma alimentação natural. A “qualidade única” do Leitão de Porco Preto é a principal vantagem competitiva deste produto em relação ao Leitão branco e ao Leitão Porco preto cruzado. A qualidade dos produtos diferencia-se no ponto de vista organolético e nutricional, nomeadamente na composição da gordura. As características de qualidade advêm de dois fatores fundamentais: a raça e o maneio. Na raça, a capacidade do animal acumular gordura e infiltra-la dentro, e entre as massas musculares, dão características organoleticas de sabor, tenrura e apresentação únicas. A elevada rusticidade da raça é fundamental para se conseguir um maneio alimentar extensivo. Em relação ao maneio destacam-se dois pontos fundamentais: a alimentação e a extensificação dos seus progenitores. A alimentação é baseada em cereais, proteaginosas e pastagens, ou então alimentos compostos controlados de elevada qualidade. Nas épocas em que não existe bolota a alimentação é baseada em cereais e/ou alimentos compostos controlados de elevada qualidade. A extensificação permite o aproveitamento das pastagens naturais, restolhos e o acabamento em montanheira, em que o animal depende praticamente dos recursos naturais. Por outro lado, o animal é obrigado a efetuar exercício, e o andamento permite uma melhor oxigenação dos músculos conferindo-lhes uma coloração mais viva, e também favorece a infiltração da gordura como referido anteriormente. No ponto de vista nutricional a grande diferença do Leitão de Porco Preto é produzido de uma forma extensiva é a qualidade da gordura. Ao contrário de outras gorduras de origem animal, esta é bastante insaturada com perfis de monoinsaturação bastante elevados, o que favorece e/ou previne as doenças cardiovasculares. A substituição do consumo diário de gordura animal por gordura de porco preto alimentado com bolota controla e favorece os níveis de colesterol.